terça-feira, novembro 23

TRIATHLON DE VERÃO MAMPITUBA


Então pessoal...
Neste próximo sábado estaremos organizando em parceria com a Pro Runner e o clube Mampituba, o Triathlon de Verão Mampituba, prova de triathlon que tem total caráter de recreação, aberta a todos que queiram ter um primeiro contato com o Triathlon.
Penso ser uma excelente oportunidade para quem tem no mínimo curiosidade em ver o que é um triathlon. pois, não existe maneira mais barata e mais fácil para a iniciação neste esporte...
A prova é aberta ao público, tanto para participar como para assistir, e tem R$ 25,00 por atleta como valor de inscrição. As distancias são bem reduzidas também, sendo 500m de natação, 13km de MTB e 4km de corrida. A natação será realizada na piscina coberta.
Estamos todos incentivando também a formação de equipes para o revezamento, onde cada atleta faz uma ou duas modalidades, sendo elas do mesmo sexo ou não...
Por exemplo: se voce nada, seu filho pedala e sua esposa corre; pronto, temos aí uma equipe...
Também pode ser: Se seu amigo nada e corre, e voce somente pedala... taí outra equipe.
Todavia, se voce não faz nada... indique para os amigos e vá lá assistir...
Mais informações:
Nos vemos lá???
J.

quarta-feira, outubro 27

BRASILEIRO DE TRIATHLON



Dando as devidas explicações por não ter participado do Marathon de MTB: Com a troca de horário, acabei acordando às 05h30m, achando que tava atrasado; ao olhar pela janela, além do frio, vi a chuva horizontal que caia (corria?), nem duvidei... meu objetivo principal neste mes era o Brasileiro de Triathlon em Floripa... voltei a dormir. Mas, a tarde sai para fazer o treino de corrida...

Então... neste final de semana partimos para a ilha da magia, como é Floripa, fomos em bando (quadrilha); eu, a Mi, o Rike e o Rafa + Santi e Vanessa + 307 e Katy + Dr. e Renata.

Não vou me ater a falar muito da prova, apesar de ter sido muito boa para mim, cheguei apenas 1 minuto (cravado) atrás do 307 e fiquei em 7o. lugar na categoria (antes que perguntem: eramos 12), e era Campeonato Brasileiro !!!

"No pain, no gain". Nunca gostei muito dessa frase, mas ela se traduziu na primeira lição que tiramos desta prova, primeiro porque ao pegar um pelotão na bike e andar com os caras durante tres voltas a 40 km/h com as perninhas queimando, percebi que sem fazer força realmente não tem como conquistar um bom resultado; segundo porque o Dr. que não tem tido as condições ideais de treino, sucumbiu no inicio da corrida por causa do calor e da falta de preparo ideal... também é verdade que após toda a confusão e o stress com o sumiço de nossas fichas de inscrição por parte da Federação no sábado, só muito focado mesmo para não deixar abalar o emocional.

A segunda não é uma lição, é uma recompensa... Por causa do triathlon, passamos muitos finais de semana longe de nossas familias, e eles conhecem todos os que convivem conosco somente pelo nome. Neste domingo após a prova, organizamos uma Galinha com Polenta na casa do Adamir e da Tereza (pais do Xande), e reunimos além de nossas familias e amigos (Carol, Rafa e Arrrturrzinho), algumas pessoas que gostamos e que fazem parte do nosso convívio no triathlon. Carol Furriela, Ale Carvalho, Juca Salvadori, Igor, Sacchetto, Carlos Moraes, Chico Lecot e Danilo Pimentel, puderam sentir na pele (ou no estômago) o poder da polenta do Adamir. Tava demais... bons momentos...

Também tive o prazer de conhecer Rosana Merino, treinadora de Carol e Danilo, além de outros atletas do triathlon nacional...

O problema agora é que o Igor e o Sacchetto agora são mais amigos do Rike e o Rafa do que nossos... rsrsrsrs...

Como de praxe, agradecendo a força da Carol (corneta), do Santi (ponderado) e do Garcez (nada discreto) na prova; e do Chico no pedal, que me permitiu fazer os 40km de pedal com média de 36km/h... E principalmente Adamir e Tereza pela recepção e todo o carinho com que receberam o bando.

Próximo final de semana, Balneário Camboriú, GPi Summer Edition... a trabalho.

J.
Várias fotos desta prova em: www.equipeprorunner.com.br

quinta-feira, outubro 14

1o. Marathon Cia. Do Pedal



Após mais de um ano sem andar de MTB, a não ser sábados à tarde com o Rike no Mampis, dentro das mais perigosas trilhas do clube, rsrsrsrs... iremos participar no domingo de uma competição de MTB pela região de Morro da Fumaça.


O evento tem o nome de 1o. Marathon da Fumaça e Cicloturismo e é organizado pelo nosso patrocinador Eder da Cia. Do Pedal, loja de bike que nos apoia e nos fornece as bikes e todos os acessórios que precisamos.
A prova ainda tem o apoio da Pref. de M. da Fumaça e da Federação Catarinense de Ciclismo e contará com ciclistas amadores e iniciantes de todo sul do estado.
Serão 40,1km com certeza de muitas subidas e descidas, o Dr., o 307 e eu ainda não decidimos se vamos de Marathon ou de Cicloturismo, é 8 ou 80, não tem meia-boca... rsrsrsrs...
Para quem é iniciante, penso que a categoria Cicloturismo seja uma ótima oportunidade para fazer um belo passeio e conviver com o clima de uma competição.
Maiores informações pelo fone 3045 6464 direto com o Eder...
Só que é assim, Professor Santiago não aliviou porra nenhuma, no sábado à tarde iremos participar de um desafio de natação no Mampis, onde teremos que nadar por uma hora, isso após o habitual treino de transição de sábado pela manhã (Bike+Run).
Ééééé amigo !!! Se triathlon fosse fácil, se chamaria futebol... rsrsrsrsrsrs...
Vamos ver no que dá...
J.

quarta-feira, outubro 6

WHAT'S ASSESSORIA ESPORTIVA ?


Em toda jornada, empreitada ou indiada que nos metamos, sempre temos pessoas ao nosso lado nos ajudando. Começo hoje uma série de narrativas à voces sobre estas empresas e pessoas, profissionais que estão a meu lado neste caminho, pois, tenho certeza que da mesma maneira que eu encontrei auxilio profissional, alguns de voces poderão usufruir destes serviços também, além de fazer excelentes amigos.
Não poderia começar por outra pessoa que não fosse meu amigo, companheiro, treinador, meio filho, irmão, Santiago Mendonça proprietário da Pro Runner Assessoria Esportiva.
Profissional de Edudação Física formado pelo IPA em POA e concluindo seu mestrado na UNESC, Santi é triatleta desde 1994, e entrou para a categoria elite com apenas 17 anos, por destacar-se dos demais de suas idade.
Filho da Dona Elena e do ator da Rede Globo Cacá Amaral, irmão da Talia, marido da Professora Vanessa e paizão da Brisa (poodle), Santi é fiho de Criciúma faz pouco tempo, mas rapidamente conquistou muitas amizades e o tão esperado sucesso profissional com sua assessoria. Segue abaixo um pouco ao que a Pro Runner se propõe.
"A Pro Runner é uma assessoria esportiva que engloba praticantes dos esportes de natação, ciclismo, corrida, musculação e triathlon. O início da Pro Runner foi em POA em 2002, mudando-se para Criciúma em 2007. O objetivo como assessoria é levar bem-estar para as pessoas, aliado ao condicionamento físico feito por prazer. O objetivo na busca por patrocínios e apoios para a equipe é para beneficiar aos alunos, agregando valores e facilidades à prática esportiva."
O que a Pro Runner oferece:
  • Treino em grupo
  • Condicionamento físico para empresas
  • Grupo de corrida (2as., 4as. e 6as., das 18h30m às 20h30m na praça do Pio Correa)
  • Tenda com infra para alongamento, aquecimento, hidratação e alimentação
  • Personal Trainer de natação, ciclismo, corrida e musculação
  • Treinamento personalizado para triathlon, maratonas e corridas de rua, através de planilhas semanais
  • Vantagens comerciais, descontos e promoções através da Rede Conveniada
  • Acompanhamento em competições
A frase "acompanhamento em competições" pode botar um pouco de medo em quem estava lendo e pensando em dar umas corridinhas sem compromisso; o Santi é o último a falar em competição para seus alunos, se depender do incentivo dele, voce nunca precisará fazer uma maratona, uma rústica de 5km ou um Ironman, a não ser que o aluno demonstre essa vontade, ele nunca falará de competição com você.
Do grupo de corrida que se reune na pracinha do Pio Correa, fazem parte diversos tipos de pessoas; mais novas, mais experientes, mais magras, menos magras, casados, solteiros, homens e mulheres normais que desejam obter da Pro Runner uma boa qualidade de vida e saúde; de bandeja ganham um grupo de amigos e parceiros, de corridas ou de churrasco, aí cada um escolhe seu melhor caminho...
Para saber mais da Pro Runner acesse: http://www.equipeprorunner.com.br/ ou LIGUE DJÁ !!! 8832 1814
Feito o comercial; quem me liga pedindo para buscá-lo no São Defende com um pneu de bike furado e sem condições de consertar ??? Já vou Gegé!!!
J.

segunda-feira, setembro 20

JASC 2010 - BRUSQUE


Muitas lembranças do passado (nem poderiam ser do futuro), alojamento em escola, colchão sobre as carteiras para fazer uma cama, banho improvisado, almoço e café coletivos, a turma do volei passando pra um lado, a do futsal para o outro, e eu com quase 40 na lataria lembrando quando tinha 18 e jogava volei e imaginando (desejando) se um dia meus filhos passarão por isso; eis então que encontro o Professor Odilon, o Mazinho e minha comadre Solange... boas conversas, ótimas lembranças... Renatão, Sandro, Márcio, todo o pessoal da FME, nota 10!
Faltaram os trotes... mas também já não estou mais em idade para fazer isso... (só se me der chance... rsrsrsrs...)
O Ezek e a Sole estavam em casa, fizeram amizade com todos, desde o pessoal de outras modalidades, até as faxineiras, cozinheiras e motoristas... mostrando cada vez mais o tipo de pessoas boas que são... Eu preocupado se eles estariam num lugar legal, e eles rindo de mim, pois, enetendem bem o clima de JASC e estavam muito a vontade no alojamento.
Conforme previsão no post anterior, a prova de Duathlon dos JASC parecia desenho do papa-léguas e do coyote... Não foi um BIBI, foi um FOOAAAMM e lá se foram os caras... fizeram os 5.000m iniciais em 15min.
Embora meu relógio tenha marcado 4.790m, fiz pela primeira vez os primeiros 5.000m da prova abaixo da casa dos 20min, finalizando a primeira parte em 19m29s.
Na hora do ciclismo me senti um pouco fraco (seguramente pela falta de treino de bike), mas em seguida peguei o ritmo de um outro ciclista, o qual viu que eu me esforçava para puxar mas não conseguia manter o mesmo ritmo, até que o 307 nos alcançou e nos puxou na última volta. Desta vez nenhuma dor me atrapalhou (só um pouquinho) e consegui correr no ritmo desejado, terminando a prova em 1h07m, marcando 1 ponto para a equipe e conquistando o 5o. lugar por equipes.
As meninas estão de parabéns, conquistaram a terceira colocação por equipes e receberam troféu, além das medalhas. A Soledad correu muito e chegou em segundo atrás somente da Carol (atleta 3T) que representou Itajai, Dani e Melissa (com muitas dores) completaram o pódio.
O Ezek trabalhou junto do pessoal de Baln. Camboriú e chegou em terceiro, o Santi (também atrapalhado pela falta de tempo para treinar) chegou em 17o. e o 307 logo 1min atrás de mim, marcando mais um ponto.
Agora é trabalhar para formar uma boa equipe para Criciúma 2011, já que os JASC serão em casa, devemos fazer mais bonito ainda. Para mim, embora entenda que deverá haver no meu lugar alguem com pelo menos 20 anos a menos do que eu no ano que vem, fico muito honrado e contente em poder representar esta cidade a qual todos gostamos tanto. Existem muitos boatos e conversas de bastidores com relação aos JASC, uns dizem que tem gente em alguns esportes que utiliza de doping, outros acusam alguns dirigentes de desvio de verbas, outros criticam as arbitragens das provas de favorecimento aos atletas da capital e por aí vai...
Penso que independente de quem ganhe, devemos fazer a nossa pequena parte e assim contribuir para que tudo seja melhor (foi o que eu fiz)... tenho certeza que essas pessoas envolvidas pelo menos em suspeitas, têm dificuldades em encotrar um bom amigo ou em ter uma boa noite de sono... com certeza são infelizes, e não há dinheiro desviado ou droga ingerida que te dê a sensação de felicidade que eu senti neste final de semana...
Como ela ganhou duas, uma de prata pelo resultado individual e outra de bronze pela equipe, a Soledad me presenteou com a medalha de bronze, e mesmo chegando em Criciúma às 22h de sábado, com febre e dor de estômago, fui ao encontro da minha turminha que estava num aniversário e a primeira coisa que o Rike perguntou foi: _ Cadê minha medalha ??? Tá na mão filho!!! Obrigado Sole!!!!
Não esquecendo nunca de agradecer o apoio e os bons momentos... Meu pai, Erik e Eduardo (via SMS), Kayo de Oliveira e Emer (via e-mail), Argeu (via celular de cartão), Gustavo Pinto, Artur do Lago, Carol, Igor, Fabinho, Chicão, Juca, Ale, Sandro, Xico, Balman e principalmente: Juliano Torquato que me presenteou com duas cucas de banana com farofa da Dona Hilda, vindas quentinhas diretamente de Blumenau... (animal cara !!!! uma se desintegrou em poucos minutos após a prova, a outra chegou em casa sã e salva)
Dominguera: fotos pro convite da Formatura, só pra rir com minha turma...
Agora é pensar no Triathlon Olímpico em Jurere no dia 24/10, tudo como preparação pro IMB 2011 (objetivo principal).
Bjs.
J.

quinta-feira, setembro 16

OPEN GAMES


Nesta sexta-feira estarei me deslocando até Brusque, para integrar-me à equipe de Triathlon que representará Criciúma nos JASC 2010. As equipes para os JASC são formadas somente ou quase que totalmente por atletas profissionais da Elite do Triathlon Nacional, a equipe de nossa cidade, por ser nova e por não ter as mesmas condições de outros municípios tem apenas tres (dos sete) atletas profissionais, são eles: Os argentinos radicados no Rio Ezequiel Morales e Maria Soledad (casados), e nosso coach Santiago Mendonça, o restante da equipe (somos) totalmente amadores.


Pelo fato de não ter um local apropriado para a prática da natação em Brusque, a prova acabou sendo transformada num Duathlon, onde vamos correr 5km, pedalar 20km e depois correr mais 2,5km; ou seja, sem natação.





Até que gostei do fato de ter ocorrido essa mudança, porque ando com uma dorzinha no braço que vem me incomodando e me fazendo ausente dos treinos de natação, então pude praticar bem a corrida onde tive uma substancial melhora.



Na verdade o que quero dizer é que com quase 40 anos na cara, estou literalmente me metendo numa fria, mas entendi muito bem o pedido de ajuda da FME, afinal os JASC 2011 serão aqui e precisamos fazer bonito, e isso começa por representar nossa cidade lá fora, serei com certeza um dos (senão o) últimos a chegar, mas como dizia o Barão: "O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade." Não gosto muito da primeira parte, o que acho importante é a segunda; dignidade, afinal, estarei carregando o nome do município no peito... (lindo isso, não???)

Bom, previsão de muitas risadas, pois, apesar da maioria dos atletas serem profissionais, são pessoas como nós, e é tudo meio maluco; vou encontrar muitos amigos, Igor, Carol, Sole, Ezek, Edmilson, Chicão, Fabinho, Juca, Ale, Balman, Melissa, e o 307 que tá comigo nessa indiada... rsrsrsrs... por exemplo: o vôo da Carol de volta para SP é as 16h saindo de Navegantes e a prova larga as 13h.; bem capaz dela estar subindo no asa dura e eu ainda corendo... rsrsrsrs...

Mas é isso, a chama olímpica não pode se apagar...

Vejam se vocês aí não incentivam seus filhos, sobrinhos, priminhos, netos a começar no triathlon, pois, no ano que vem aqui não quero passar vergonha na frente dos amigos...

Segunda mando notícias...

J.







quarta-feira, setembro 1

IMB 70.3


O IM 70.3 é uma prova com a metade das distâncias de um IM normal, aqui no Brasil, a prova que tem a logomarca 70.3 é realizada uma vez ao ano e pela terecira vez foi no município de Penha, SC, mais exatamente no Parque Beto Carrero. 70.3 é a soma das distâncias percorridas na prova, porém em milhas.

Foi lá que estive desde quarta dia 25 até neste domingo 29. Primeiramente a trabalho, montamos o estande da 3T e trabalhamos todos os dias das 9 às 19h (bem mais!!!), atendendo a clientes e atletas, fazendo bons contatos e divulgando nossa marca.

Para a 3T seria uma prova com várias estréias, afinal era a primeira vez que nossos atletas Sole e Ezek participariam nela e com grandes chances de pódio e também porque nesse dia nosso mais recente parceiro-amigo-atleta Igor Amorelli usaria as roupas da 3T.

Não poderia ter sido melhor, grande evento, lindo dia, e a turma não decepcionou; Ezek campeão da prova com uma corrida de dar inveja a maratonista e Igor em segundo, com um ciclismo com média acima de 42 km/h !!!!!! Sabe o que é isso???

A Sole também fez uma ótima prova e ficou em segundo em sua categoria, perdendo somente para a Vanessa Giannini (que tá na perna).

De mais, muita vontade de fazer a prova (chegando lá sempre bate o arrependimeto), mas não estava nos planos; também ótimos contatos e novos amigos, Marquinhos Dutra (http://www.3zone.com/) triatleta com 20 anos de experiencia, e Antonio Pizzonia (ex-piloto de F1, atualmente na Stock) que fez a prova e confirma que cada vez mais pilotos e atletas de outros esportes procuram o triathlon como maneira de manter a forma.

Dividimos o apartamento com a Sole e o Ezek (que são casados) e não tem jeito, como amadores que somos, acabamos bombardeando os dois com perguntas, os quais sempre respondem pacientemente e nos ajudam muito. Eles moram no Rio, mas em poucas semanas se juntarão a nós novamente para formar a equipe de triathlon que representará Criciúma nos JASC em Brusque (to mal de equipe!!!)

Da parte do Igor; sem palavras para descrever a gentileza e educação da familia inteira... Edmilson, (Dona)Marta, Talita, Wando, Denis, Carlos e todos os que os seguem... O Igor... poxa... um brother; e um retardado... depois de cair de bike 6 dias antes na prova do Troféu Brasil, ele me faz 42 de média na bike (o melhor tempo do dia) e ainda chega em segundo... todo lanhado e ainda faltando um pedaço do dedo... guerreiro é guerreiro (e sem Brahma!!!).

No sábado a noite fomos todos num churrasquinho organizado pelo Juca Salvadori, nosso amigão de BC, e parecia congresso técnico, só tava a Elite... Fabinho, Colucci, Ivan Albano, Manssur, Igor, Chicão, Ale Carvalho e... nóis!!! Nosso amigo-cliente João Neto e a Cris, e uma galera mais... todo mundo gente-fina.

Eu, ao chegar lá na quarta, fui no famoso rodízio de pizza em Penha Don Léo's e após um pedaço de pizza "ao alho e óleo" previ que o resto da semana não seria mais o mesmo. Não deu outra, dor de estomago, dor de cabeça e vontade de chamar o Hugo na quinta e na sexta, comendo só arrozinho e franguinho e tomando Coca (da qual tenho que me livrar urgente); já no sábado (dia da prova) tava melhor, então, logo cedo ao pular na praia para ver a largada, cai encima de uma raiz de arvore escondida na areia e torci o tornozelo.

Resultado: 6 dias sem treinar, ontem consegui correr 55". (tá bem o Ezek de equipe pros JASC!!!)

Agora é isso, recuperar para não fazer tão feio nos JASC, pois, na largada só vão estar esse caras que falei aí...

Ah... Parque??? Que parque??? Tínhamos uma hora para entrar e vazar, somente para almoçar... e isso era sempre perto das 5 da tarde...

J.

segunda-feira, agosto 23

STEP BY STEP



Nâo podemos viver somente de trinos e do sonho do IMB, de vez em quando somos obrigados a participar de uma provinha, senão não tem graça... Sábado passado participei pela primeira vez de um Duathlon, como a parte que menos gosto (ou que tenho mais dificuldade) do Triathlon é a natação (desculpa aí Sabiá) essa prova então para mim particularmente era a chance de testar se os treinos de corrida estariam dando resultado.

Foi em Palhoça, na Pedra Branca, II Etapa do Campeonato Catarinense de Duathlon, 5km de corrida, 20km de bike e depois 2,5km de corrida novamente, sem água (só a da caramanhola).

A equipe Pro Runner tava em peso, fomos: Santi, 307, Dog (debutante em provas), Dr., Maria Helena e eu. Todos eles (tirando a Maria) da mesma categoria, M 30/34 anos, e somente eu na M 35/39.

As colocações deles, respectivamente: 2o., 6o., 8o. e 9o., Maria Helena 5a. colocada no geral, mas não me perguntem quantas mulheres tinha no geral... porque eu perco o amigo mas não a piada... rsrsrsrs... Just kidding Lena... baita tempo!

Largou todo mundo bem forte, fiz os 5km em 21 min. e 27 s., tirei uma pequena vantagem dos meus amigos e mesmo sem ter treinado quase nada de ciclismo acabei pedalando legal, fiz os 20km em 41 min. se considerarmos os fortes ventos que me faziam baixar de 34km/h para 26km/h, e ainda uma bela subida a 12/13 km/h; foi bom...

Cinco voltas nesse sofrimento, de repente me aparece o Santi e o 307, Santi vazou, garrei a roda do 307 e fui com ele até o fim, pois faltavam duas voltas. Atrás do 307 forma um vácuo enorme...

Descalcei as sapatilhas (NÂO! Não são de balé Barbosa!!!) antes do 307 que acabou demorando um pouco mais para sair da transição e sai correndo na frente dele, mas logo me deu uma cãimbra na panturrilha (acho que pela posição ao calçar os tenis) e ele me alcançou; o 307 ainda tentou me dar força para continuar junto com ele, mas após 1km surgiu aquela pequena dor que tanto me incomoda na linha do diafragma, a qual me fez literalmente parar uns 15s. para dar uma aliviada e depois continuar; foram esses 15s. que o 307 chegou na minha frente, poderíamos ter terminado juntos, mas não foi desta vez...

Ótima experiência, boa prova, e após muito esperar pela des-organização recebia a notícia da colocação; 3o. colocado na categoria!!! E nem precisava ter me afogado tanto, o quarto colocado chegou bem atrás de mim.
Subida ao pódio devidamente registrada, até porque não é sempre... tava feliz por tudo e até porque chegaria em casa com duas medalhas, uma de participação e outra de terceiro colocado, uma pro Rike e outra pro Rafa, a Mi vai ter que ficar esperando o dia que eu ganhar um troféu (e olha que ela merece!!!)

Dominguera foi de folga e Pentathlon; Aniversário da Vó Maria, churras no Mampis, partida de tênis dos Joguinhos Abertos, sauna e por fim Circo (com direito a pipoca, refri, churros e maçã do amor pra turminha).
Próximo compromisso, Ironman 70.3 em Penha, a trabalho, de quarta a domingo...
C U = SEE YOU
J.

quinta-feira, agosto 5

BACK TO THE FUTURE



Bom... Come back pros treinos... Passado o susto com a bronca do Santi, retornei de verdade aos treinos. Acabei todas as matérias na faculdade e só ficou pra trás o TCC que defendo em Novembro. Assim fica mais fácil para treinar, embora cada vez mais eu conte com a pressão em casa para chegar mais cedo, antes chegava sempre as 22, agora tem ficado entre 20e30 e 21h.

Uma vez, meu antigo técnico Roberto Lemos me enumerou as dificuldades para fazer um IM, diferente da maioria que acha que a prova em si é o mais difícil, ele coloca a prova em quinto lugar.

REQUISITOS PRO IM:

1 - TEMPO PARA TREINAR (LONGOS TREINOS)
2 - COMPREENSÃO E APOIO DE FAMILIA E AMIGOS (ISSO INCLUI TER QUE DORMIR MAIS E ESTAR AUSENTE DE ALGUNS ANIVERSÁRIOS, CASAMENTOS, JANTAS, ETC...)
3 - A VOZ INTERIOR, VONTADE DE FAZER A PROVA (O DIABINHO NO OUVIDO DIZENDO: LARGA, LARGA!!!)
4 - ALIMENTAÇÃO (DURANTE A PROVA)
5 - SUPERAR AS DISTANCIAS DA PROVA

É assim; como diz José Rubens D'elia (Fábrica de Campeões), não sou Atleta Profissional, sou Profissional Atleta, e não vivo só de triathlon.

Enfim, voltei à natação no Mampis, desta vez com o Professor Sabiá, e tenho corrido bastante na rua. Terça (03/08) fazia 8 graus, e eu lá fazendo 45' moderado antes de nadar; ontem não deu, com temperatura abixo disso o frio machuca... a bike tá esperando dar uma melhorada no tempo, realmente fica bem difíil sair pro pedal com esse clima.

Dia 21/08 vamos participar de um Duathlon em Palhoça, só ciclismo e corrida, serão 5km de corrida, 19km de ciclismo e 2,5km de pernas pra que te quero... vai abafar nesse 2,5... O Santi tá montando uma turma de umas 10 pessoas para participar, acho uma excelente oportunidade para quem quer começar no esporte.

Falando sério, nesse 2,5 do final dessa provinha seria bom ter o Nike do Marty McFly... e Back to the Future tem relação, voltando a treinar pensando em 2011...

E assim vamo indo... Os adversários já estão se mexendo, o 307 tá sumido treinando escondido, o Ezek já avisou, depois de Kona só pensa em me derrotar em 2011; eu descobri que o Xande fez a prova em 2006 em 12:50:48, já é paramêtro, embora tenha sido na categoria 30/34, rsrsrsrsrs...

C U

J.

sexta-feira, julho 9

VIVENDO E NÃO APRENDENDO...




Quinze dias atrás consegui voltar a pedalar; dia nublado, tempo meio ruim, um pouco de chuva na madruga, mesmo assim, como havia combinado com meu treinadô Santi, lá fomos nós.

Era para ser um pedalzinho sem comproimsso, uns 40/50 km sem forçar, só girando. Lembro que logo na saida o Santi puxou um troço para comer, acabavamos de sair de casa e espantado perguntei: Já??? Resposta: é que não tomei café, só um copo de yogurte!

Fizemos o pedal combinado e conversamos bastante sobre os treinos para o IMB durante todo o trecho entre São Bento Baixo e Nova Veneza, depois ficamos um pouco mais calados e o Santi começou a puxar o ritmo, mesmo quase sem pernas consegui acompanhar e na unica vez que passei a frente dele, já perto da Unesc, escutei barulho de um tombo de bike.

O Santi caiu na rótula que vai pro aeroporto de Forquilhinha e quando consegui olhar para trás ele tava estatelado no chão; cuidei ao parar para não cair também e pude socorre-lo imediatamente. Na mesma hora liguei pro nosso amigo Erik, que é médico e trabalha na Unimed, ele logo veio para socorrer o Santi e levá-lo ao hospital, uma vez que bombeiros e SAMU estavam com muitas ocorrencias e iriam demorar, palavras de um PM que parou com seu carro e já tinha que ir embora porque estavam com muito trabalho (como se socorrer uma vitima de acidente de bike não fosse seu trabalho).

Resultado pro Santi: 2 dedos quebrados, 3 pontos no supercilio, 2 pontos no queixo, 1escoriação no ombro e nos 2 joelhos, 1 aliança cortada, 1 capacete arranhado, 1 óculos quebrado, 1 bike arranhada, 1 treino incompleto, 1 sábado no hospital, 1 tomografia na caixola, alguns RX, 1 perda de memória, 15.487 repetições de todas as perguntas durante 1 dia!!!

Resultado pra mim: 1 cagaço desgraçado (o Erik ficou pior), 1 treino incompleto, 1 jogo do Uruguay sem assistir, 1 alivio ao saber que meu "coach" ia ficar bem, embora o Santi ainda não lembre do dia todo e nem do que ele me prometeu se eu o ajudasse naquele momento!!!

Após a saida do Santi e do Erik rumo ao hospital, veio a meu encontro um baixnho que disse que tinha visto tudo e relatou que o Santi havia desmaiado antes de cair, pois ele não havia nem sequer botado as mãos a frente para se defender, achei estranho, mas pouco a pouco as coisas começaram a se encaixar; lembrei que ele não havia tomado café, que pedalamos 50km, que ele fez um esforço pouco antes da queda, que instantes antes ele ficou bem quieto e que não conversamos mais, e que quando eu passei a frente dele o chamei e ele não respondeu nada e também não veio atrás de mim...

Chegando no hospital, constatei que as luvas dele estavam com as palmas da mão limpas, e ele não sabia quem era Jesus nem Genésio, devido a porrada na cabeça...
Provavelmente o Santi foi vitima de Hipoglicemia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipoglicemia) e teve um apagão, foda que foi pedalando a 25km/h...

Onde queremos chegar ??? A maior parte de nós não faz a mínima idéia da importancia da alimentação para nosso organismo, seja num treino, no trabalho, no dia a dia; sempre temos dores de cabeça, enjoos, cansaço, esgotamento, stress, etc... E nóis lá! Coca-cola, gelada, pizza, xis, costela, fritura, chocolate, sorvete... (Ô mas é bom !!!)

É muitíssimo dificil que a gente consiga manter uma alimentação 100% ideal, por causa da correria, da falta de tempo, por não ter acesso a uma fruta no meio da tarde, concordo; isso tudo é só um toque para tentar dar uma regulada nas comidas boas que nos fazem tanto mal... um pouquinho de cada só de vez em quando não mata ninguem.

O Santi? Ah... o Santi passa bem, lembrou de sua ocupação profissional, da mulher Vanessa (perdeu a chance), de tudo... Só ainda não lembra do dia do acidente e nem do que me prometeu na hora do apuro... Os dedos também passam bem após uma pequena cirurgia nesta semana...

Be careful!

J.

terça-feira, junho 22

O ÓBVIO




Um dia me disseram... "por mais que uma coisa te pareça óbvia, para outros pode não ser". Hehe...

IMB_2011 = IRONMAN BRASIL 2011 !!! A maior prova de Triathlon do mundo !!!

Neste espaço, nenhum atleta encontrará alguma fórmula mirabolante para conquistar uma vitória no Iron, este espaço realmente será dedicado para que meus amigos e conhecidos possam acompanhar minha jornada nessa missão e ver que, como disse anteriormente, todos somos capazes de nossos sonhos...

Vou começar pelo começo...

TRIATHLON ou (em português) TRIATLO: Triatlo é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades. Atualmente, o nome triatlo é em geral aplicado a uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades.

Pode-se dizer que o triatlo moderno surgiu no San Diego Track Club na década de 1970. A primeira grande competição de triatlo, entretanto, foi o Ironman Triathlon, organizado em 1978 no Havaí. Naquela ocasião, a competição foi organizada com o intuito de esclarecer qual dos atletas (nadador, ciclista ou corredor) era o melhor condicionado fisicamente, que possuía a maior resistência. (fonte: Wiki)

As distâncias de um Ironman são: 3.8 km (2.4 milhas) de natação / 180 km (112 milhas) de bicicleta / 42 km (26.2 milhas) de corrida

E é desse esporte e dessa prova específicamente que eu irei participar em maio de 2011; a prova daqui de Floripa, e mais um monte que são organizadas pelo mundo afora, é classificatória para a grande final que ainda acontece em Kona, no Hawaii.

A Amy??? A "loca" tá aí porque embora pareça, é óbvio que ela não pratica Triathlon...

J.

domingo, junho 13

A PROCURA DA BATIDA PERFEITA...




Fala galera!!!


Então; após a decisão meio impulsiva de me inscrever no IMB 2011; digo impulsiva, pois, embora seja um sonho o qual na realidade ainda não tenho noção de poder alcançá-lo, tive que decidir em menos de um dia, tendo em vista o tempo recorde de término das inscrições, apenas um dia !!!


Sim, isso mesmo!!! Um dia!!! 1.725 inscritos X U$ 550,00 = U$ 948.750,00 ou X R$ 1,81 = R$ 1.717,237,50 na conta da Latin Sports (empresa organizadora do evento) ... Queria citar estas cifras para que tenham uma noção do tamanho do evento, não para ver o quanto o Galvão (Sócio da Latin) fatura, pois, como já me meti a organizar eventos, imagino o perrengue para organizar o IM; ainda bem que tem metidos igual a nós por aí... senão era só passeiozinho de bike no domingo... rsrsrsrs...


Estava aqui no escritório fazendo algumas coisas de trabalho e comentei com o Schwan que achava que iria fazer um blog, nem sei ainda pra que exatamente, mas o que me veio na cabeça imediatamente é para que todos vocês vejam que pessoas "normais" podem fazer um IM, que não é nada tão hiper-super-mega-astro-ultra-impossível (na nova regra tudo isso tem hifen???). Ou para que simplesmente vejam que a conquista de nossos sonhos só dependem de nossa vontade... Não vou pedir para ninguém assisitir "O segredo" , mas é mais ou menos isso...


Por enquanto o visual do blog está assim, nunca mexi nisto, vou pegar umas dicas com o Santi e depois dou uma arrumada (aliás, precisarei muitas dicas do Prof. Santi...)


Ah... além do patrocínio da 3T, já tenho uma proposta do Casinha, usarei nesta longa jornada o PROTETOR SOLAR DA MORMAII COSMÉTICOS e os SUPLEMENTOS da nova empresa dele que ainda não sei o nome... rsrsrsrs...


Nessa empreitada, terei a companhia do Betinho (307) e nos treinos tenho a promessa de companhia do Santi e do Dr. Erik (após se recuperar da fratura na CLAUVIUCULA).


Em pouco tempo retomarei os treinos, e veremos que como diz o Artur Antunes Coimbra, a repetição leva a perfeição (foi o Zico ou o Oscar que disse isso???), ou seja bora a procura da batida perfeita... não vou ganhar nada a não ser uma puta dor generalizada por todo o corpitcho (incluindo o panceps), mas quero terminar a prova correndo, não me arrastando e sofrendo...


Hasta luego... Vou com a Mi e os dois trogloditas na Festa da Tainha do Rincão...


J.